Os dias quentes registrados no verão em Santa Catarina causam historicamente um aumento na demanda pelo consumo de energia elétrica. Aliados como o ar-condicionado e o ventilador ajudam a espantar o calor, mas resultam em faturas mais altas no mês seguinte. Para este ano, a Celesc projeta um aumento de 9,4% no consumo de energia durante a temporada de fim de ano em SC.
Para ajudar os consumidores a escapar do calor sem deixar de economizar energia, a companhia estadual dá algumas dicas no uso de eletrodomésticos durante o verão. Confira abaixo as orientações do gerente de Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias:
Ar-condicionado
O eletrodoméstico é considerado o maior vilão no consumo de energia elétrica. Por conta disso, algumas dicas durante o uso podem ajudar a fazer com que ele tenha um impacto menor na conta de luz.
- Utilizar o ar-condicionado na temperatura de 23ºC, que garante temperatura agradável e bom funcionamento do motor;
- Optar por um modelo econômico, como os modelos split e inverter, com selo de eficiência energética da Procel;
- Desligar o aparelho 30 minutos antes de sair do ambiente, o que permite aproveitar o frio do local por mais tempo;
- Manter as portas e janelas do ambiente fechadas quando o ar estiver ligado;
- Na hora de instalar, escolher a parede do ambiente que tem mais sombra, porque isso vai fazer o aparelho “trabalhar” menos para manter o ambiente em temperatura agradável.
Geladeira
A geladeira é essencial e ajuda a manter as bebidas geladas para refrescar o calor, mas algumas medidas podem fazer com que ela comprometa menos o consumo residencial e a conta do mês seguinte. Confira:
- Ajustar o termostato de acordo com a época do ano;
- Manter a borracha de vedação em bom estado;
- Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo;
- Não guardar alimentos quentes e nem secar roupa na parte de trás do eletrodoméstico;
- Colocar a geladeira distante dos equipamentos que são fontes de calor, como fogão e forno elétrico.
Outros aparelhos
Também é possível economizar energia ajustando a forma de utilização de outros equipamentos e eletrodomésticos. Confira abaixo algumas dicas:
- Modo stand by: O chamado modo de espera também consome energia do aparelho eletrônico. Desligá-los enquanto não estão sendo usados pode ajudar a reduzir um pouco a fatura no fim do mês.
- Chuveiro elétrico: o uso demorado do chuveiro elétrico lidera o consumo de energia na maioria das residências e pode representar um acréscimo de 25% a 35% no valor total da conta de luz, segundo a Celesc. Para reduzir o impacto, algumas dicas são utilizar o aparelho no modo verão, evitar banhos demorados e fechar a torneira do chuveiro quando não estiver usando ou enquanto estiver se ensaboando.
- Ranking de consumo: Outra dica para economizar é saber o consumo de energia de cada aparelho. Por exemplo, uma air fryer de 1500 watts ligada por 30 minutos equivale ao consumo de 25 lâmpadas Led de 6 watts ligadas por 4 horas.
Fonte NSC Total