Depois de uma madrugada marcada por temporais com chuva intensa, raios e rajadas de vento na maior parte do estado, a chuva começa a mudar o comportamento e a ocorrer de forma persistente pelo restante do sábado (07), se estendendo até a próxima segunda-feira (09), com intensidade moderada a forte por alguns momentos. Os volumes médios acumulados previstos permanecem elevados para todo estado, mas principalmente entre o Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e todo Vale do Itajaí.
Até o final do evento, nas áreas em laranja são esperados, em média, volumes entre 200mm e 250mm, o que mantém o risco alto para ocorrências associadas à chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.
A área entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis (área em amarelo no mapa), a chuva também vai permanecer de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 60 e 80mm com pontuais em torno de 100mm até o final do evento. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Toda essa chuva é provocada por uma sistema frontal, que chegou na forma de frente fria e tende a permanecer sobre o estado com característica semi-estacionária. A tendência é que a partir da terça-feira (10) a chuva diminua no estado, com o afastamento do sistema.
A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina
Meteorologistas: Francine Sacco e Pedro Souza