Maitê Vitória Coelho competirá em Kigali, capital da Ruanda, na África
A ciclista rio-sulense Maitê Vitória Coelho segue se destacando no cenário internacional e no próximo fim de semana (dia 27) será a primeira brasileira da história a participar do Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada na categoria Júnior. O evento será realizado pela primeira vez na África, em Kigali, capital de Ruanda, em percurso repleto de subidas e descidas, praticamente sem trechos planos.
Maitê que tem apenas 17 anos vem em constante evolução no cenário internacional. Atleta da equipe Albi Vélo Sport, no último ano ela impressionou na disputa da Volta Portugal Feminina Sub-19, terminando a classificação geral na 3ª colocação. Em 2025 ela seguiu na Europa tendo bons resultados durante a temporada. Esta edição do Campeonato Mundial é apontada por ciclistas como uma das provas mais duras de todas edições já realizadas.
Além de Vitória, o Brasil terá outros três representantes, como o carioca Henrique Avancini que foi campeão mundial de mountain bike em 2023. Além do atleta de 36 anos, fazem parte da delegação brasileira Dimas Mota, na categoria júnior masculina e Henrique Bravo, no sub-23 masculino.
Conforme a atleta, a expectativa é realizar uma boa prova. Ela disse realizar um sonho e estar feliz com a oportunidade de estar entre as 90 melhores do mundo. Vitória destacou a preparação com sua técnica, Cláudia Carcerone Gilles, que tem 12 títulos de campeã mundial de Estrada.
“O objetivo principal para o ano era disputar o Campeonato Mundial, disputando as etapas internacionais para ser selecionada e convocada. Agora que conquistamos esse objetivo vamos focar em fazer uma prova, sabendo do que podemos entregar e onde queremos chegar. Estou feliz com essa oportunidade e muito motivada com este momento”, falou Vitória.








