A tempestade Tropical Akará, deve seguir em alto mar e se deslocar na direção entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, conforme a Defesa Civil. Com a atuação deste ciclone, o fluxo de umidade do mar para o continente segue ocorrendo e favorecendo chuvas esparsas eventualmente acompanhadas de trovoadas no Litoral.
Ainda, o boletim meteorológico da Defesa Civil alerta que, uma área de baixa pressão no Paraguai combinada ao aquecimento do dia favorecem o desenvolvimento de temporais isolados e ocorrência de pancadas de chuva, já a partir da manhã em trechos do Grande Oeste, se deslocando para os planaltos e demais regiões a partir da tarde.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer esta segunda-feira (19) poderá contar com temporais localizados e mal distribuídos. Ainda, o meteorologista aponta que as chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia. Essa condição é mais intensa na região do Grande Oeste catarinense. Já na região do Centro Leste catarinense, o tempo é marcado por sol com a possibilidade de chuvas esparsas e mal distribuídas a qualquer momento do dia.
As temperaturas mínimas ficam próximas dos 12°C 13°C na Serra e variam de 16°C a 22°C nas demais regiões. No período da tarde se aproximam dos 30°C 32°C no Extremo-Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte e variam de 25°C a 29°C nas demais regiões.
Ciclone segue influenciando o tempo em Santa Catarina
Na terça-feira (20), a Defesa Civil aponta que o ciclone deve continuar sua trajetória para o Sul, com seu centro posicionado na latitude do Rio Grande do Sul, ainda em alto mar. Com isso, em Santa Catarina o dia começa com nebulosidade e condição para chuvas em todas as regiões do Estado.
Ainda, a Pasta informa que a nebulosidade dará lugar a aberturas de sol ao longo do dia. Nas áreas próximas ao Paraná, incluindo o Oeste, novamente há condições para temporais isolados entre a tarde e a noite.
As temperaturas mínimas ficam próximas dos 10°C na Serra, variam de 14°C a 17°C entre o Meio-Oeste, Grande Florianópolis serrana e Planalto Norte e de 18°C a 21°C nas demais áreas.
Já as máximas variam entre 24°C e 27°C nos Planaltos e ficam na casa dos 27°C 29°C no restante do Estado, se aproximando dos 32°C em trechos do Grande Oeste próximos à divisa com o Rio Grande do Sul.
Ciclone perde intensidade na quarta-feira
De acordo com a Defesa Civil, a tendência é que o ciclone comece a perder intensidade, se mantendo em alto mar na latitude do Rio Grande do Sul na quarta-feira (21). Contudo, o fluxo de umidade do mar em direção ao continente segue favorecendo a ocorrência de chuvas fracas no Litoral e Vale do Itajaí no início e final do dia. Nas demais regiões e períodos do dia, o tempo permanece firme com predomínio de sol.
Temperaturas no amanhecer “caem” em comparação com os dias anteriores
Na madrugada, as temperaturas ficam um pouco menores que nos dias anteriores com marcas entre 8°C e 10°C na Serra, entre 10°C e 14°C entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Grande Florianópolis Serrana e áreas mais altas do Vale do Itajaí e de 15°C a 22°C nas demais áreas, com os maiores valores sendo observados nas áreas litorâneas. A tarde será de calor com marcas entre 25°C e 31°C pelo Estado com valores menores sendo observadas nas áreas de maior altitude.
Fonte: ND+