Um ciclone extratropical deve causar rajadas de vento de até 70 km/h com chance de temporais com granizo nesta sexta-feira (18) em Santa Catarina. A previsão fez com que a Defesa Civil e a Epagri/Ciram emitissem alertas para os possíveis prejuízos causados pelo mau tempo.
Segundo a Defesa Civil, o ciclone se forma entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul. A pasta alertou que as rajadas podem superar os 70 km/h, o que configura risco moderado para ocorrências como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Já nas áreas com baixo risco, o vento médio varia entre 15 e 25 km/h e as rajadas devem ficar entre 50 e 65 km/h (pontualmente podem superar estes valores), sendo baixo o risco para ocorrências.
Temporais com granizo em Santa Catarina podem trazer risco de ocorrências a partir da tarde desta sexta-feira, alertou a Epagri/Ciram. Conforme a previsão, a condição deve afetar especialmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.
Até a noite de sexta, há risco de temporais isolados com chuva forte, raios, granizo e ventania com rajadas acima de 60km/h. Segundo a Epagri, a chuva é causada pelo avanço de uma frente fria em Santa Catarina.