O cilindro que emperrou e impediu a abertura de uma das comportas da Barragem Norte, em José Boiteux, foi retirado ontem. A informação foi confirmada pelo diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, coronel César Nunes. A peça precisa passar por conserto em uma oficina, para depois ser reinstalada e a comporta voltar a abrir e fechar.
O trabalho de remoção da peça foi realizado pela CELESC, segundo o Governo de Santa Catarina.
A barragem de José Boiteux tem capacidade para conter 357 milhões de metros cúbicos de água. Ela tem duas comportas e ambas foram fechadas no dia 8 de outubro, para minimizar a enchente em Blumenau e cidades próximas. No dia 15, a Defesa Civil de Santa Catarina voltou ao local para reabrir as comportas, pois, a água já tinha baixado no Rio Itajaí-Açu, na região do Médio Vale.
A reabertura é importante para liberar espaço de armazenamento, considerando a previsão de altos volumes de chuva para o fim dessa semana. Porém, apenas uma das comportas abriu e a outra não, o que reduz a vazão da água retida na barragem. De acordo com o coronel César Nunes, será preciso retificar o cilindro danificado. Não há prazo para o serviço ficar pronto.
Nesse contexto, o Governo de Santa Catarina trabalha atualmente com apenas uma comporta para operação na Barragem Norte.
A Defesa Civil informou também que está fazendo a abertura gradual do canal extravasor na Barragem Oeste, em Taió. A medida também visa dar maior vazão à água e liberar espaço de armazenamento.