O Ministério da Saúde está acompanhando de perto o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China, responsável por infecções respiratórias, especialmente em crianças.
Segundo Marcelo Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios, ainda não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, a vigilância epidemiológica brasileira mantém comunicação ativa com autoridades sanitárias globais, incluindo a OMS e a China, para monitorar a situação e compartilhar informações.
Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (China CDC) mostram que a intensidade das infecções respiratórias no país é menor que no mesmo período do ano passado. Apesar disso, houve aumento de infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, principalmente nas províncias do norte chinês.
Embora o risco de uma pandemia seja avaliado como baixo, o Ministério da Saúde reforça a importância de medidas preventivas.
“É essencial incentivar a vacinação contra a covid-19 e a gripe, especialmente para grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. Além disso, o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais ajuda a reduzir a transmissão de todos os vírus respiratórios, inclusive o metapneumovírus”, explica Gomes.
O que é o HMPV?
O metapneumovírus humano é responsável por infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. Identificado pela primeira vez no Brasil em 2004, ele está associado a casos leves, como síndromes gripais, mas pode evoluir para formas graves que demandam hospitalização.
O monitoramento do HMPV no Brasil é realizado por meio do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep) e dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHEs), que identificam e analisam casos em diferentes regiões do país.
Fortalecimento da vigilância
Para enfrentar as constantes ameaças respiratórias, o Ministério da Saúde publicou o Guia de Vigilância Integrada da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios de Importância em Saúde Pública. O documento reúne orientações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e vigilância laboratorial, fortalecendo a capacidade de resposta a surtos virais.
Além disso, a pasta divulga boletins epidemiológicos semanais sobre síndromes gripais, auxiliando profissionais e gestores de saúde no acompanhamento das tendências e estratégias de combate aos vírus respiratórios.
Fonte: Ministério da Saúde