Livrarias e editoras presentes na Feira do Livro de Rio do Sul atenderão o público de 7 a 12 de outubro, de manhã à noite
As histórias são as grandes protagonistas da Feira do Livro de Rio do Sul. E é através principalmente dos livros que elas chegarão ao público do evento que começou nesta segunda-feira (7), e segue até sábado (12). Durante os setes dias, oito editoras e livrarias farão o comércio de obras das 8h às 22h durante a semana e sábado das 9h às 18h, na sede da Fundação Cultural.
O público poderá visitar e comprar exemplares do acervo de empresas de Santa Catarina e do Paraná: Sebo Só Ler (Rio do Sul-SC), Prosacult Editora e Produtora Cultural (Lontras-SC), Comércio de Livros Alto Vale (Lontras-SC), Cesar Livros (Florianópolis-SC), Caminho da Leitura (Lapa-PR), Livraria Roma (São José dos Pinhais-PR), Virtual Livros (Curitiba-PR) e Editora Paulinas (Curitiba-PR).
A feira é um dos maiores eventos artísticos e literários do estado. Essa edição marca as comemorações dos 80 anos da Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos de Rio do Sul, além da passagem do Dia da Criança, 12 de outubro.
A programação é variada e atenderá principalmente o público escolar, mas também com muitas atrações para pessoas de todas as idades. Tem teatro, música, contação de histórias, palestras, saraus, lançamentos e bate-papos literários, num total de mais de 100 atividades gratuitas. Entre as formações estão oficinas de grafismo, colagem, pintura, zine, escrita e roteiro cinematográfico. Todos os detalhes estão disponíveis no www.feiradolivrorsl.com.
O evento começa na manhã de segunda-feira, 7 de outubro, mas com a abertura oficial às 19h. Esse será o momento também da sessão de homenagem da Câmara de Vereadores ao escritor regional destaque, Ivo Ferrari. Haverá ainda outros três momentos de lançamento de obras de outros autores locais: na segunda-feira (07/10, 20h), terça-feira (08/10, 19h) e na quinta-feira (10/10, 20h).
Entre os nomes nacionais estão o do escritor e tradutor Daniel Galera, que fará um bate-papo literário dia 8 de outubro, às 20h. O escritor e roteirista Rafael Montes sobe ao palco no dia 11 de outubro, às 20h. E tem ainda a participação especial de Fernanda Takai. A vocalista do Pato Fu, compositora, multi-instrumentista e escritora se apresenta no dia 9, quarta-feira, 20h, também com bate-papo literário seguido de um pocket show. A entrada é gratuita, mas limitada a 230 lugares, e o público poderá acessar o espaço por ordem de chegada. A escritora e musicista também fará uma sessão de autógrafos.
A Feira do Livro de Rio do Sul 2024 é um projeto cultural realizado pela Associação dos Pais, Professores e Amigos da Fundação Cultural (Asfuc), por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com apoio da Associação dos Escritores do Alto Vale do Itajaí, Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, LM Café e Prefeitura, o patrocínio da Fundação Cultural, Minha Casa Assistência Técnica, Rio Som e Viacredi Alto Vale – cooperativa Ailos, e o incentivo da Celesc. (Ascom Rio do Sul)
Feira do Livro de Rio do Sul 2024
7 a 12 de outubro
Programação: https://www.feiradolivrorsl.com/ e @fundacaocultural
Mais de 100 atividades gratuitas
Local: Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Ruy Barbosa, 204 – bairro Budag)
Comércio de livros: segunda a sexta-feira (8h às 22h) e sábado (9h às 18h)