Saiba como encontrar os documentos com relatos de Objetos Não identificados
O Brasil é um país que tem muitos casos de óvinis (Objetos Voadores Não Identificados) na sua história. Então, os Ufologistas profissionais ou não, que gostam de estudar esses casos tem muito material para tirar informações. Assim sendo, a Força Aérea Brasileira (FAB), disponibilizou os arquivos com registros de óvinis no Arquivo Nacional de forma gratuita. São mais de 800 registros desde 1952 até 2023.
O que são óvinis?
Em geral, as pessoas logo tendem a imaginar que seja Extraterrestres ou naves espaciais. Mas na maioria das vezes é muito mais simples do que parece. Assim como a sigla sugere, estes são Objetos Voadores Não Identificadis, podendo ser qualquer coisa que observador não consegue identificar.
De acordo com o ufólogo Thiago Luiz Ticchetti, em entrevista ao G1, um OVNI pode ser algo muito comum. “Tudo que você vê no céu e não consegue uma explicação, não consegue falar que é um avião, helicóptero, satélite, você chama de óvni. Mas importante: nem todos os óvnis podem se tratar de uma aeronave extraterrestre” afirmou o especialista.
Como acessar os registros de OVNIS no Arquivo Nacional?
Agora que você já sabe a definição do que é um OVNI, vamos mostrar o passo a passo de como acessar os documentos gratuitos com relatos e investigações:
1 Acesse o site do SIAN;
2 Faça o login com seu cadastro do Gov.br;
3 Em seguida, vá em fundos e coleções no menu superior e selecione a opção pesquisa multinível;
4 Na aba código de referência, coloque a sigla “ARX”;
5 Por fim, procure o fundo Objeto Voador Não Identificado.
Relatos curiosos de óvinis disponíveis no Arquivo Nacional
Caso Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, 1952
Primeiramente, o caso mais antigo dispoível no Arquivo é de 1952, quando uma tripulação da extinta companhia aérea Varig, viu um OVNI no céu da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Segundo o documento, foi avistado uma luminosidade próxima a aeronave que estava voando, mas a luminosidade variava de velocidade e altura muito rapidamente.
Relato de voo em Disco voador, 1957
Já em 1957, tivemos o relato do professor de Direito Dr. Freitas Guimarães, que disse em uma entrevista de TV ter voado em um disco voador. Segundo ele, a nave espacial o pegou em São Sebastão, litoral de São Paulo, lá era um ambiente escuro com painéis circulares e onde as estrelas brilhavam intensamente.
Relato de OVNI em Lins, 1968
Esse caso do OVNI em Lins no ano de 1968 conta com vários documentos disponíveis no Arquivo Nacional. De acordo com uma professora, esse objeto emitia uma pequena luz vermelha e era do tamanho de uma lua cheia no céu. Infelizmente, o restante dos relatos é difícil de identificar na digitalização.
Fonte: NSC / Foto: Ilustração criada a partir de relatos de um óvni em Marília, interior de São Paulo em 1968. (Crédito: Arquivo Nacional, Reprodução)