A partir desta sexta-feira (29), o Lar São Vicente de Paulo, que atende 64 idosos no bairro Progresso em Rio do Sul, contará com a visita semanal de um médico clínico-geral da Secretaria de Saúde do município. A ação é fruto de um convênio assinado na manhã desta quarta-feira (27) pelo prefeito José Thomé e representantes da instituição.
O convênio estabelece que o município disponibilize um profissional para atender os internos da entidade, pelo menos uma vez por semana, por quatro horas. A solicitação partiu da direção do Lar, que identificou a necessidade de um atendimento médico regular, após a interrupção dos serviços prestados por um médico voluntário.
O custo para o município será limitado ao encaminhamento do servidor e às horas trabalhadas. O Lar São Vicente de Paulo se compromete a ceder uma sala para o atendimento e a encaminhar pacientes para exames ou tratamentos que necessitem, em clínicas conveniadas à Secretaria de Saúde, além de retirar medicações na farmácia da policlínica. O convênio tem validade de um ano e pode ser renovado, caso ambas as partes concordem.
O prefeito José Thomé destacou a importância dessa parceria para garantir melhor qualidade de vida aos idosos. “Muitas vezes, os asilados precisam do atendimento médico público e não têm condições de se deslocar até uma unidade de saúde. Estamos fazendo nossa parte para assegurar que recebam o cuidado necessário”, afirmou.
A presidente do Clube Soroptimista e membro do conselho consultivo do Lar São Vicente de Paulo, Heloise Haffemann Fachini, agradeceu a parceria, destacando o impacto positivo para os 64 idosos atendidos. O encontro também contou com a presença da vice-prefeita Karla Fernanda Bastos Miguel, da secretária de Saúde Roberta Hochleitner, do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ricardo Pinheiro, do presidente da Câmara de Vereadores, Eroni Francisco da Silva, do vereador Adilson Bonfanti, além de outros membros do Clube Soroptimista e da direção do Lar.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio do Sul