Na tarde deste domingo (11), por volta das 17h20min, o Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul foi chamado para atender uma ocorrência de afogamento envolvendo uma criança de 1 ano e 9 meses. O fato foi registrado na Rua João Cavilha, no Bairro Taboão, em Rio do Sul. Os bombeiros encontraram a criança no colo do pai, que havia iniciado os procedimentos de reanimação cardiopulmonar conforme orientação da Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM).
A criança estava semiconsciente, com pulso e respiração ruidosa, apresentando tiragem intercostal, pele pálida e cianose perioral nas extremidades (situação em que é possível ver a ponta dos dedos das mãos e dos pés mais azuladas). Além disso, tinha o abdômen distendido e estava vomitando com frequência. A equipe de resgate realizou a reanimação com oxigênio utilizando um reanimador manual (ambú) e, posteriormente, uma máscara.
Após o atendimento inicial, a criança foi transferida para a equipe Alfa do Samu, que assumiu o transporte para o Hospital Regional.