A Defesa Civil de Rio do Sul e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social informam que os moradores que estão em três abrigos abertos por conta da enchente de domingo e segunda-feira (7 e 8), devem permanecer fora de casa até novos comunicados.
Na manhã desta terça-feira (9), 63 pessoas, de 15 famílias, permaneciam utilizando abrigos abertos nos bairros Bela Aliança e Taboão, seja para pernoite ou para guardar móveis e utensílios. O gerenciamento de onde o morador deve ir em momentos de enchente deve ser feito acionando o telefone 199 da Defesa Civil.
Com a previsão de chuva, principalmente prevista para quinta-feira (11), em níveis que variam de 50 a 80 milímetros, é necessário prudência antes de voltar para casa com móveis e utensílios pessoais.
O nível do rio Itajaí-Açu vem se reduzindo e Rio do Sul não está mais em situação de enchente e não há mais ruas alagadas. Mas a lenta redução influencia diretamente na possibilidade de novas ocorrências em caso de chuva volumosa.
A barragem de Taió continua com todas as comportas fechadas. Já a barragem de Ituporanga tem 3 comportas abertas e duas fechadas, pois está em manutenção.
A Defesa Civil de Rio do Sul vem monitorando a previsão do tempo e deve emitir informes na medida que a previsão tiver alteração.
As principais informações sobre nível do rio em tempo real, barragens, precipitação, cota de alagamento de ruas, abrigos e demais informações importantes, podem ser conferidas no site defesacivil.riodosul.sc.gov.br.
🚨 Emergências, ligue 199
💻 Acesse: https://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/index.php
🤳🏽 Baixe em seu celular: Alerta RSL
🚔 Guarda Municipal, ligue 153
Fonte: Prefeitura de Rio do Sul