A vistoria continuará nesta quinta-feira (20), quando será feita uma análise detalhada para definir as medidas de recuperação necessárias
Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Celesc realizou uma vistoria técnica na Barragem Norte. A vistoria teve como objetivo, diagnosticar problemas estruturais nas comportas e estabelecer um cronograma para sua recuperação completa. A ação ocorreu após a assinatura de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de José Boiteux para a construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local, reforçando o compromisso do Estado com a segurança e bem-estar da população.
Durante a inspeção, os técnicos da Celesc e da Proteção e Defesa Civil desceram cerca de 60 metros por um túnel de acesso para avaliar a situação das comportas. Atualmente, a estrutura conta com duas comportas, mas uma delas está enterrada, o que compromete seu funcionamento adequado.
A primeira etapa do trabalho envolveu a remoção de entulhos da escada de marinheiro, permitindo um acesso mais seguro ao local. A vistoria continuará nesta quinta-feira (20), quando será feita uma análise detalhada para definir as medidas de recuperação necessárias. A barragem de José Boiteux desempenha um papel fundamental no controle de cheias do Vale do Itajaí, sendo uma das principais infraestruturas de proteção contra enchentes na região.
Com a conclusão da vistoria e a definição de um diagnóstico completo, será elaborado um cronograma detalhado para a execução das obras necessárias, garantindo que a recuperação da barragem ocorra no menor tempo possível e com máxima eficiência.
Fonte: Ascom / Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil