Em reunião na tarde deste sábado (7), com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), de Rio do Sul e equipe técnica da Secretaria de Estado da Defesa Civil, foi elevada a cota de inundação em Rio do Sul para 13 metros e a de atenção para 14 metros. O volume de precipitação em toda a bacia do rio Itajaí acima foi maior do que o previsto e a chuva continua, o que motiva o aumento da cota. Além disso, há mais previsão de chuva para amanhã e por isso torna-se necessária a correção.
As equipes técnicas do Estado não descartam que o nível possa subir ainda mais, em virtude da chuva prevista especificamente para o domingo, mas é importante que se acompanhe as atualizações e estudos sobre o nível de precipitação.
Durante a reunião, o prefeito José Thomé, o diretor da Defesa Civil, Renato Abreu e a vice prefeita, Karla Bastos Miguel, ouviram os planos de cada entidade que compõe o GRAC e qual o plano de ação de acordo com a elevação do nível do rio. Há também todo o trabalho de resgate e salvamento promovido pelas forças de segurança e quais estratégias adotar caso os serviços essenciais ficarão isolados.
“Nós pedimos que a população tenha calma e se proteja. Providencie a retirada dos pertences e saia o quanto antes das áreas previstas de alagamento. A cota de cada rua pode ser observada no nosso site da Defesa Civil, então previna-se, não só pela questão de alagamentos, mas também por deslizamentos de terra, rachaduras em paredes, queda de árvores, postes, entre outros. É importante termos consciência de que o rio pode subir ainda mais e que precisamos estar preparados˜, adianta Thomé.
Foto: Barragem de Ituporanga no final da tarde deste sábado