A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições entre os dias 20 e 24 de novembro de 2023.
Nesta segunda-feira (20), a condição é de tempo firme em Santa Catarina, apenas com variação de nebulosidade e condição de pancadas de chuva fracas e isoladas no leste do estado. Na terça-feira (21), a combinação de calor e umidade favorecem o retorno dos temporais isolados em Santa Catarina, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul entre a tarde e a noite. O risco para ocorrências associadas é baixo.
Entre a quarta (22) e a quinta-feira (23), a formação e passagem de uma frente fria pelo estado provoca chuvas em Santa Catarina, na forma de temporais com acumulados pontualmente intensos e volumosos. Os maiores acumulados estão previstos para o Grande Oeste, com valores entre 70 e 130 mm. Nas demais regiões, são esperados volumes entre 40 e 80 mm. Entretanto, a principal característica deste evento é que a chuva deve ocorrer de forma mal distribuída, irregular e intensa em um curto período de tempo. Assim, a chance de serem observados pontuais significativamente acima dos valores previstos é grande, em todas as regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a temporais com chuva intensa e volumosa, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Na sexta-feira (24), um sistema de alta pressão avança pelo estado e mantém o tempo firme com variação de nuvens nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, ainda há condição para chuvas fracas. O final de semana deve ser marcado pelo tempo nublado e temperaturas amenas. Não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.
Destaca-se que, devido à natureza das chuvas esperadas para esta semana, a previsão do tempo pode variar consideravelmente de acordo com as atualizações dos modelos meteorológicos.
SITUAÇÃO HIDROLÓGICA
Ao longo do final de semana, com a diminuição das chuvas no estado, os principais rios catarinenses já apresentam redução, saindo de níveis de emergência para inundação, como na região de Itapiranga no Extremo-Oeste, e Joaçaba, na bacia hidrográfica do rio do Peixe, onde os rios se encontram em níveis de atenção, mas seguem em recessão. A mesma situação ocorre na bacia do rio Itajaí, onde na região do Alto Vale alguns municípios ainda estão em níveis de emergência, como Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul, porém também apresentando tendência de recessão nesta segunda-feira. O destaque fica para a bacia hidrográfica do rio Canoas, na região do Planalto Sul, onde os rios ainda seguem em elevação, devido a característica da região.
Com a previsão de chuva entre a quarta e quinta-feira, associada aos níveis dos rios ainda elevados e ao solo encharcado, o risco é ALTO para inundações nas bacias hidrográficas nas regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Sul. Vale destacar que devido a possibilidade de ocorrência de altos volumes em um curto período de tempo, o risco é MUITO ALTO para alagamentos e enxurradas nestas regiões.
Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC
É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.
Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)
EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina