A Polícia Civil de São Paulo iniciou uma intensa operação para capturar os suspeitos de matar o delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, executado na manhã desta terça-feira (14), em Santo Amaro. O crime aconteceu enquanto a vítima estava de folga, próximo à sua residência, onde vivia com um primo.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o delegado foi surpreendido por um motociclista disfarçado de entregador, que aguardava atrás de uma caçamba. Josenildo caminhava tranquilamente para buscar seu carro quando foi rendido. Após roubar o celular e a arma da vítima, o criminoso atirou pelas costas. O delegado foi levado ao Hospital Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o delegado Domingos Paulo Neto, o crime foi um latrocínio (roubo seguido de morte). “Quando ele levantou para entregar o celular, o criminoso percebeu a arma na cintura da vítima, tomou-a e atirou, utilizando outra arma que portava”, explicou.
Josenildo, aprovado em um concurso para delegado no Nordeste, seria transferido para a região em cerca de um mês. A placa da moto usada no crime já foi identificada, e há informações de que outras duas motos davam cobertura ao atirador. O caso mobiliza a cúpula da Polícia Civil e a tropa de elite da Polícia Militar, mas os suspeitos ainda não foram localizados.
Testemunhas que estavam próximas ao local, inclusive operários de uma obra, presenciaram o crime, que ocorreu à luz do dia. O celular e a arma do delegado foram levados pelo autor dos disparos.
Fonte: Balanço Geral SP