A proposta dos deputados Rafael Pezenti e Valdir Cobalchini foi apresentada no mês passado e pede a mudança da denominação do trecho da BR-101 em Santa Catarina, para Rodovia Luiz Henrique da Silveira.
Outra rodovia federal em Santa Catarina, a BR-280, já tem o nome de “Governador Luiz Henrique da Silveira” no traçado entre São Francisco do Sul e Porto União. Desde a lei de 2001, a BR-101 tem a denominação de “Rodovia Governador Mário Covas” em toda a extensão, entre o Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Na justificativa, os autores lembram que a denominação homenageia o “grande político paulista e cuja lembrança permanecerá sedimentada em toda a história do Brasil”, mas consideram legítima a proposta de dar o nome de LHS ao trecho catarinense.
Na justificativa os deputados citam a carreira política de Luiz Henrique, governador, senador, prefeito de Joinville, deputado federal com cinco mandatos e ministro. “O homenageado faleceu no dia 10 de maio de 2015, deixando uma trajetória de vida marcada pelo incansável trabalho em prol da sociedade, tendo sido protagonista em muitos momentos importantes relacionados ao Estado de Santa Catarina”.