Nesta segunda, 8 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve para reforçar a importância da prevenção e também do diagnóstico precoce da doença, que aumenta consideravelmente as chances de cura.
Um fator muito importante na prevenção está relacionado ao estilo de vida, principalmente em relação à alimentação, além do tabagismo, consumo de álcool e a exposição solar.
No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio de 2023 a 2025 aponta para a incidência de 704 mil novos casos. Para este ano, são estimados 39.600 casos em Santa Catarina.
O câncer de mama feminina e o de próstata são os mais incidentes na região.
Ações como limitar o consumo de fast-food e alimentos processados, diminuir o consumo de bebidas açucaradas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de bebidas muito quentes como o chimarrão, não fumar e não se expor de forma prolongada ao sol reduzem o risco de desenvolvimento de câncer.
O diretor do Corpo Clínico e médico patologista do Cepon, Dr. Arthur Conelian Gentili, ressalta a importância da data e da conscientização da população para hábitos que minimizem as chances de desenvolvimento do câncer: