Neste sábado (5), inicia a distribuição das 149 urnas eletrônicas em Rio do Sul, marcando mais uma etapa do processo eleitoral de 2024. No entanto, o trabalho da Justiça Eleitoral já começou há bastante tempo. Segundo o juiz eleitoral da 26ª Zona Eleitoral, Geomir Roland Paul, os preparativos para as eleições de 2026 começarão em 2 de janeiro de 2025.
A Justiça Eleitoral realiza um trabalho contínuo antes mesmo do período eleitoral. O magistrado destaca que a campanha na 26ª Zona Eleitoral tem transcorrido de maneira tranquila, embora haja algumas representações e investigações em andamento. Em relação às pesquisas eleitorais, ele enfatiza a importância de os eleitores focarem nas propostas dos candidatos, ao invés de se deixarem influenciar pelos resultados das pesquisas.
“Os eleitores não devem seguir cegamente as pesquisas. É essencial que conheçam os candidatos e suas propostas. Muitas pesquisas mostraram candidatos alternando entre posições de liderança, o que pode gerar dúvidas sobre a credibilidade dos institutos”, afirmou Paul.
Quanto à programação das urnas, o juiz informou que todo o processo foi concluído no último fim de semana, e a distribuição começará neste sábado. As urnas já foram testadas e estão prontas para uso. Em cada colégio eleitoral, haverá dois fiscais designados pela Justiça Eleitoral para monitorar possíveis irregularidades e manter a ordem nas filas. Em caso de crimes eleitorais, os infratores serão levados à delegacia.
A divulgação dos resultados oficiais das eleições será feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, que compila os dados de todos os municípios do estado.