A eleição para definir os novos representantes dos conselhos tutelares ocorre no próximo domingo (1º) em todo o país. O órgão é responsável por atender crianças e adolescentes que possam ter direitos violados ou ameaçados, orientar pais e responsáveis, além de viabilizar serviços nas áreas de saúde, educação, trabalho e segurança pública.
Em Santa Catarina, a disputa movimenta ao menos 2,7 mil candidatos nas cidades catarinenses. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), 189 cidades catarinenses utilizarão urna eletrônica na escolha, uma novidade deste ano. As outras cidades terão votação com urna de lona.
Cada conselho tutelar tem cinco representantes. Cidades com mais de 200 mil habitantes, no entanto, podem ter mais de um conselho tutelar em atuação no município, o que eleva o número de vagas. Em SC, a expectativa é de que cerca de 1,5 mil vagas estejam em disputa na eleição deste domingo. Em todo o país, a expectativa é de que pouco mais de 30 mil conselheiros sejam eleitos para 6 mil conselhos em todo o país.
O mandato dos conselheiros tutelares é de quatro anos. A posse ocorre no dia 10 de janeiro do próximo ano, e quem for escolhido seguirá no cargo até o início de 2027. Qualquer eleitor com título e em dia com a Justiça Eleitoral até 30 de junho deste ano tem direito a voto. Ao contrário das eleições gerais, o voto neste caso é facultativo.
Informações NSC