Domingo (1º de outubro) é dia de o cidadão de Rio do Sul exercer a democracia. A escolha dos novos conselheiros tutelares do município para a gestão 2024-2028 vai acontecer e todo morador com título de eleitor válido e domicílio eleitoral em Rio do Sul pode ajudar na escolha.
Ao todo, 12 pessoas concorrem às cinco vagas disponíveis, em um processo realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
O local de votação será a Escola Paulo Zimmermann, localizada na Rua São João, número 115, no Centro, em frente a Catedral São João Batista, das 8h às 17h. Assim como as eleições gerais, os candidatos têm um número, que será utilizado pelo eleitor para voto, que será na urna eletrônica.
Para votar, é necessário ter documentos como o título de eleitor e documento original com foto. Lembrando que apenas pessoas domiciliadas em Rio do Sul podem participar da votação.
De acordo com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ricardo Pinheiro, a participação da comunidade é fundamental no processo de escolha dos novos Conselheiros Tutelares para o próximo exercício. “Temos um grupo de candidatos muito capacitado e que passou por um processo de seleção e avaliação. E eles agora estão de fato em campanha, buscando votos, que é legal dentro do processo da eleição. E é importante que quem puder, exerça o direito a voto”, comentou.
A principal função do Conselheiro Tutelar é garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. Eles acompanham a execução das políticas públicas, para que seja cumprido o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de trabalhar em casos de violência, abuso ou negligência contra crianças e adolescentes.
O Conselheiro Tutelar exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar as situações. Aplica as medidas protetivas pertinentes a cada caso, ou seja, ele é o guardião dos direitos das crianças e adolescentes.
Candidatos
Ana Cristina C. P. Perfoll
Número de urna: 112
Carmen Pezenti Matias
Número de urna: 155
Edson Martins de Sousa
Número de urna: 222
Gildete Lula Pereira
Número de urna: 333
Graziela Maike Lohse
Número de urna: 123
Ivonete Kolv Krieck
Número de urna: 567
Jaira Lopes da Silva
Número de urna: 151
Jarbas Barboza
Número de urna: 197
Jefferson M. de Lima
Número de urna: 193
Marcia S. M. da Conceição
Número de urna: 777
Marlene Pedroso Felizari
Número de urna: 108
Yago Rodrigo Sonntag
Número de urna: 122