TRE-SC anunciou novidades no monitoramento e combate da desinformação nas eleições, como ferramentas para denúncia de fake news e a regulamentação do uso de IA na campanha eleitoral
O combate às fake news e o uso da IA (Inteligência Artificial) são dois dos principais focos do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) nas eleições municipais de 2024 em Santa Catarina. Em coletiva feita na terça-feira (30), autoridades da Justiça Eleitoral explicaram quais ferramentas e regras prometem combater a desinformação neste ano.
A presidente do TRE-SC, Maria do Rocio Luz Santa Ritta, abriu a coletiva e falou a necessidade da Justiça Eleitoral se especializar no combate à fake news.
“Nas eleições de gerais de 2018, a desinformação contra o processo eleitoral no volume e constância em que se operou, foi de certa forma uma surpresa para a justiça eleitoral. Nos seis anos que nos separam daquele pleito ocorreu um robusto aperfeiçoamento no TSE e nos TREs neste combate”, lembra.
Segundo ela, três ferramentas auxiliam no mapeamento e combate à desinformação na campanha eleitoral:
- Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação
- Repositório fato ou boato (reúne checagens de conteúdos indevidos)
- Canal de denúncias de desinformação eleitoral – SIADE
As denúncias feitas no SIADE são realizadas por meio do Portal do TSE. Ao entrar, basta preencher o formulário e indicar qual o tipo de denúncia: desinformação; discurso violento ou odioso; disparo em massa; grave perturbação do ambiente democrático; e indício de comportamento inautêntico, entre outros. (ND+)