A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu no domingo (23) um alerta destacando a previsão de temporais para os próximos dias, além de informar sobre o fechamento de seis comportas da Barragem Oeste, em Taió. Uma comporta permanece aberta.
O objetivo da operação antecipada é reduzir os níveis dos rios na região, preparando-se para os volumes de chuva previstos para esta semana, facilitando o escoamento com melhores condições.
Para esta segunda-feira (24), a previsão indica a aproximação de uma frente fria e o fluxo de ar quente e úmido da região amazônica, criando condições favoráveis para temporais com chuvas pontualmente intensas, raios, fortes rajadas de vento e possível queda de granizo em diversas áreas de Santa Catarina.
O risco é considerado alto nas regiões destacadas em laranja no mapa, com possibilidade de ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores. Nessas áreas, os volumes de chuva podem variar entre 50mm e 80mm, com acumulados pontuais que podem superar os 100 mm.
Para terça-feira (25), as instabilidades persistem, podendo resultar em acumulados ainda mais elevados em todo o estado. É recomendado acompanhar as atualizações da previsão meteorológica nos próximos dias para se manter informado sobre a evolução das condições climáticas em Santa Catarina.