Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Civil deflagrou uma operação contra um grupo criminoso especialista na prática de fraude em caráter competitivo de licitações.
A ação foi feita por meio da 4ª Decor (Delegacia Especializada em Combate à Corrupção), sendo cumpridos 12 mandados de busca domiciliar e três mandados de prisão temporária. Conforme a Polícia Civil, a operação consiste em encerrar o esquema que vitimou as prefeituras de Blumenau e Indaial.
Grupo teria falsificado documentos em diversas licitações
De acordo com a 4ª Delegacia Especializada, o esquema consistiu na apresentação de atestados de capacidade técnica com possível falsidade ideológica.
Os documentos teriam sido apresentados em diversas licitações na Prefeitura de Blumenau e em uma licitação na Prefeitura de Indaial.
As licitações, conforme a Polícia Civil, dizem respeito aos serviços de roçada e plantio de mudas de flores, além da ornamentação de logradouros públicos.
Até o momento, a empresa investigada já recebeu R$ 2.215.248,00 da Prefeitura de Blumenau, bem como R$ 1.750.039 da Prefeitura de Indaial, segundo os respectivos portais da transparência. A Polícia Civil informou que a maior parte desse valor é proveniente de licitações com apresentação de documentos suspeitos.
A operação contou com apoio da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, juntamente com a Decor/Deic, 2ª Decor e 3ª Decor, bem como os policiais da 3ª Delegacia de Polícia Regional, da Dpcami (Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente) de Blumenau, além das Delegacias das Comarcas de Ascurra, Pomerode e Timbó, coordenados pela equipe de investigação da 4ª Decor.
Fonte D+News