Um levantamento da empresa de consultoria Bright Consulting aponta que 200 mil veículos foram danificados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio. O prejuízo é calculado em R$ 8 bilhões.
Em 29 de abril, um período de chuvas intensas teve início na Região dos Vales. Nos dias que seguiram, as enchentes e os transtornos atingiram a Região Metropolitana, Vale do Taquari e Sul do estado. Ao todo, mais de 160 pessoas morreram e 2 milhões foram afetadas.
Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) afirma que, até 24 de maio, o estado havia registrado 8 mil pedidos de indenização por problemas em veículos. Segundo o diretor de operações da Bright Consulting, Murilo Brigante, existe uma estimativa de que 20% dos 200 mil automóveis danificados tinham cobertura contra cheias no RS.
Os pátios de duas empresas de locação de carros perto do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, estão tomados de centenas de veículos atingidos pela água. Em Canoas e Eldorado do Sul, várias ruas se transformaram em “cemitérios” de carros submersos, que ainda não foram retirados pelos proprietários.
Nas ruas, o trabalho dos donos de guincho não para.
“Carros danificados, árvores que atravessaram os carros e bateram. Tá feia a coisa”, diz o proprietário de guincho Jackson de Araújo Soares. (G1)