Formadas apenas por meninas, Tortuga Bots e Rio Bots são de escolas da rede pública municipal
As equipes de robótica Tortuga Bots e Rio Bots, formada por alunas de escolas da rede municipal de ensino de Rio do Sul, estão classificadas para a etapa nacional do Torneio de Robótica “First Lego League”. A conquista da vaga veio após as equipes ficarem em segundo e quarto lugar, respectivamente, na etapa regional, realizada em Joinville, entre esta segunda e terça-feira (13 e 14).
Com o tema envolvendo obras de artes, as equipes competiram contra outros 29 grupos de diferentes cidades de Santa Catarina e de escolas da rede de ensino pública e particular. A etapa nacional será em março de 2024 em Brasília (DF). E esta é a segunda vez consecutiva que o ensino público municipal de Rio do Sul estará representado na etapa nacional da competição.
Os estudantes foram avaliados em quatro categorias: Desafio do Robô, Design, Projeto de Inovação e Core Values, onde os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação.
As equipes são formadas apenas por meninas, orientadas pelos técnicos Diego Jacomini e Gilberto Vendramin Júnior. Elas estudam em escolas diferentes, mas realizam as atividades de contraturno na Escola Modelo Ella Kurth, no bairro Rainha, onde fica o programa de robótica.
As alunas Heloisa Gabrielly Iuncek Ramos, Emily Kopp Batista e Karla Daniele de Oliveira Morais da equipe Rio Bots, são alunas do ensino fundamental da Escola Modelo Ella Kurth. Já a aluna Bianca de Souza Oliveira, estuda na Escola Cívico Militar Roberto Machado, do bairro Progresso.
Já a equipe Tortuga Bots é formada por Emilly Bagatolli e Amábile Yula Aparecida da Silva, alunas do Centro Educacional Ricardo Marchi, do bairro Santa Rita, Beatriz Moraes Biano da escola Cívico Militar Roberto Machado e a aluna Júlia Clara Freiberger, da Escola Modelo Ella Kurth.
Para a diretora da unidade, Rosinei Raquel Orlandi, ela e toda a escola estão muito felizes pela conquista de mais uma classificação para a etapa nacional. “Após meses acompanhando o trabalho das equipes e dos técnicos, observando o dia a dia de trabalho deles, a evolução dos projetos, dos robôs, era notório o quanto as equipes evoluíram. Foram realizados investimentos e melhorias importantes na estrutura dos projetos e isso significou mais qualidade e certamente, vamos demonstrar isso na etapa nacional no ano que vem”, comentou.
Classificação para etapa nacional:
2º lugar: Tortuga Bots (Rio do Sul)
4º lugar: Rio Bots (Rio do Sul)
Classificação por etapas:
1º lugar: Desafio do Robô: Rio Bots
1º Lugar: Design do Robô: Rio Bots
2º Lugar: Desempenho do Robô: Rio Bots
Técnico destaque: Rio Bots: Gilberto Junior Vendramin/Diego Jacomini.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul