Conforme a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) – que está no Rio Grande do Sul ajudando no resgate de famílias desabrigadas por causa das fortes chuvas e alagamentos – já foram resgatadas 370 pessoas mais 30 pets pelo Batalhão de Aviação e mais 300 pessoas e 50 animais pela guarnição do Comando da Polícia Militar Ambiental. Ao todo, a PMSC resgatou 670 pessoas e 80 animais desde o dia 1º de maio.
Já o Corpo de Bombeiros Militar de SC informou neste domingo (5)que foram resgatadas na região de Guaíba, 1.555 pessoas e 200 animais com vida. Com isso, as equipes catarinenses que atuam na força-tarefa de resgate aos atingidos já socorreu 2.225 pessoas e 280 animais no estado gaúcho.
A primeira equipe do Batalhão de Aviação (BAPM) chegou no dia 1º e, em seguida, foi enviada uma guarnição do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA) para a região de Porto Alegre (RS), que se deslocou no final da tarde de sexta-feira (3), com uma viatura e uma embarcação para apoiar as ações de Defesa Civil e executar ações de resgate de pessoas e animais.
Os policiais da PMSC atuam em conjunto com as demais Forças de Segurança, da Secretaria de Estado da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária Federal e das Forças Armadas. As equipes permanecerão em solo gaúcho até quando for necessário.
Já as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgataram 1.555 pessoas e 200 animais com vida, que estavam ilhados em situação de risco, boa parte em cima dos telhados de casas e até em árvores. Os números se referem ao período de quarta (1º) a domingo (5). Além disso, foram resgatadas três vítimas que infelizmente já estavam mortas, sendo duas em áreas deslizadas e uma em uma residência tomada pelas águas.
Desde segunda-feira (29), o Rio Grande do Sul sofre com chuvas, enchentes e deslizamentos. De acordo com o boletim divulgado às 12h deste domingo (5), 75 mortes foram confirmadas, 103 pessoas seguem desaparecidas e 155 estão feridas.