O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Presidente Getúlio, através da Secretaria de Saúde, alerta sobre cuidados preventivos com escorpião, especialmente nesta época do ano, com calor e umidade. No município, um caso foi registrado. No mês de novembro, foi encontrado um escorpião amarelo, considerado o mais venenoso da América do Sul. Porém, não houve registro de acidentes, até o momento.
Mas, a preocupação é justamente evitar com que o animal se prolifere. Conforme orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Maria Kuhnen, algumas atitudes são importantes para evitar problemas. “Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo doméstico, além de manter materiais de construção distantes das residências. Também é preciso atenção antes de vestir-se ou calçar tênis ou sapato, pois o escorpião pode ficar escondido nas peças”, pontua.
Em caso de acidente com escorpiões, é importante dirigir-se ao serviço de urgência e emergência em saúde mais próximo, para atendimento. Primeiros socorros: – Lavar o local da picada com água e sabão; – Manter o local da picada voltado para cima; – Não cortar, furar ou apertar o local da picada; – Beber bastante água. Sintomas: – Vermelhidão, inchaço e dor no local afetado que dura de algumas horas até dois dias. Entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômito, dor de cabeça, tontura, espasmo muscular e queda da pressão, suor, palidez, sonolência ou agitação.
Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar arritmias e parada cardíaca, havendo risco de morte. Informações: ao encontrar um, é possível entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone 3352-5590 ou (47) 99654-4633.
Foto/crédito: Cristine Rochol/Divulgação