Trabalhos foram desenvolvidos com a abordagem Steam, que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática; eventos, abertos ao público e gratuitos, serão realizados em 17 cidades de SC
As Escolas SESI, de ensino básico, promovem no sábado (30), uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes dentro da metodologia STEAM, abordagem que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A metodologia consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo. A mostra, aberta ao público, tem entrada gratuita.
Em Rio do Sul, a mostra será realizada das 13h30min às 17h30min, com a exposição de 28 projetos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos”, explica o diretor de Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira. Neste contexto, os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem matemática. “Esta integração dos conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais”, acrescenta Pereira.
O evento será realizado nas cidades de Rio do Sul, Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.
O que é o itinerário STEAM
Steam é o anagrama para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (em inglês). Ou seja, o itinerário é focado nesses conteúdos, que podem promover a geração de profissionais mais capacitados para o desenvolvimento tecnológico.
A proposta é desenvolvida por meio da realização de projetos que abrangem as diversas disciplinas, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo.
Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos.
Um exemplo básico: uma coisa é expor a teoria de que a água em movimento representa energia. Outra coisa é compreender, com a construção de um protótipo de pequeno porte, como um reservatório (que é energia potencial), se transforma em energia cinética (do movimento) e depois em energia elétrica.
A ideia central é promover autonomia na construção de respostas e ações confiáveis às questões e aos desafios que o mundo apresenta, tanto para o indivíduo quanto à sociedade.
Os desafios desta proposta são oportunidades de inovação nas escolas e, também, tornar os estudantes agentes de transformação do mundo com autonomia, criatividade, responsabilidade e respeito.