A Polícia Federal prendeu, na tarde dessa quarta-feira (2), o catarinense e ex-deputado Duduco. Nilson Nelson Machado foi condenado a 20 anos de prisão por estuprar dois meninos, de 11 e 13 anos, que frequentavam uma creche administrada por ele. Foragido há mais de um ano, Duduco foi localizado na capital do Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Federal, o condenado, de 63 anos, foi encaminhado ao sistema prisional do estado carioca, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Ex-deputado Duduco administrava creche onde crimes ocorreram
Conforme denúncia do Ministério Público, os abusos ocorreram a partir de 1998, mas se tornaram públicos apenas em 2013. Os crimes aconteceram em um abrigo filantrópico que Duduco mantinha em Florianópolis, conhecido como Lar do Tio Duduco.
Em um dos casos, Duduco coagiu os meninos e os levou ao seu quarto para a prática de atos libidinosos, ameaçando expulsar os irmãos de uma das vítima para evitar a denúncia do crime. Os abusos supostamente continuaram até o garoto completar 19 anos, quando saiu do abrigo.
Ainda, segundo o MPSC, outra vítima, retirada das ruas aos 8 anos pelo ex-deputado Duduco, só teve coragem de denunciar os abusos quando atingiu 20 anos. Ela contou que os crimes começaram aos 13 anos, depois que o condenado terminou um relacionamento.
A primeira condenação de Duduco foi em 2017, quando foi sentenciado a 31 anos de prisão. Daquele ano até 2019, a Justiça reduziu a pena duas vezes. Um dos recursos impetrados pelo réu, e acatado pela Justiça, aponta a prescrição de um dos crimes acusados. A sentença então foi reduzida para 20 anos de prisão.
Carnavalesco, o ex-deputado Duduco integrou a 15ª Legislatura (2003-2007) da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Em 2000, ele foi eleito vereador da Câmara Municipal de Florianópolis com 6.972 votos, o mais votado na ordem dos eleitos.
Fonte: MPSC