O governo estadual lançou na terça-feira (4) o festival de música sertaneja Santa Catarina Canta. Cantores de todo o Estado já podem se inscrever gratuitamente, pelo site da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Em formato concurso, o festival terá etapas municipais e regionais. A final está marcada para o dia 10 de novembro, em um evento na Beira-Mar Norte, em Florianopolis, com show de Michel Teló e da Camerata de Florianopolis. O vencedor ganhará um prêmio em dinheiro de R$ 20 mil.
O governador Jorginho Mello afirmou que o festival é um antigo desejo seu. A escolha pela música sertaneja, segundo ele, se deu pela popularidade do gênero no Estado.
— A ideia é ir ao encontro das pessoas, revelar talentos dos mais diferentes rincões de Santa Catarina e dar a eles a oportunidade de se apresentar e emergir — explica o governador.
O projeto é realizado pelo governo estadual, a partir da FCC, com a Camerata à frente. O investimento de R$ 3,3 milhões vem do Governo do Estado.
— Esse festival promove a chamada economia criativa. Em cada uma dessas regiões onde vão haver esses eventos, nós vamos movimentar equipes elétricas, de músicos, a hotelaria e o transporte — exemplifica o presidente da FCC, Rafael Nogueira.
Como vai funcionar
O festival terá etapas regionais, em 21 municípios do Estado, e mesorregionais, no Oeste, Sul, Vale do Itajaí, Norte, na Serra e Grande Florianópolis. Podem se inscrever intérpretes solo ou em dupla.
Na primeira etapa, que será totalmente online, os candidatos devem gravar um vídeo sem edição e enviá-lo na inscrição.
— Uma banca de profissionais da música fará a seleção de 430 candidatos, a partir dessa seletiva, para participar das 21 etapas que acontecerão em todos os as regiões do Estado. Essas serão presenciais — explica Jeferson Della Rocca, maestro da Camerata.
Os critérios para a avaliação serão técnica vocal, afinação, dicção, rítmica; originalidade; presença de palco e interação com a plateia e repertório, que deve ser obrigatoriamente sertanejo. O edital completo pode ser conferido no site do festival. (NSC)