A assinatura de um termo de permissão de uso de forma gratuita e temporária do prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para a Prefeitura de Rio do Sul marcou a cerimônia em comemoração aos 50 anos do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (Simmmers), na noite de terça-feira (9). O prédio que fica no Bairro Barragem vai abrigar a Escola de Profissões, projeto da Secretaria Municipal de Educação, e os alunos do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas), que vai passar por reforma. Conforme explica o prefeito José Thomé:
Em seu discurso, o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar destacou que a entidade investirá 64 milhões de reais em Rio do Sul para ampliar a oferta dos serviços nas áreas de saúde e educação. Focado na oferta de educação profissional, o Senai terá uma nova estrutura no Bairro Canta Galo, ao lado do Serviço Social da Indústria (Sesi), que ampliará a jornada da educação básica, com o ensino médio. As entidades passarão a ocupar um espaço com 9 mil metros quadrados de área construída.
A ampliação da Escola Sesi inclui laboratório STEAM, salas de aulas e laboratórios de informática.
O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, anunciou que a construção do novo prédio do Senai em Rio do Sul deve iniciar no fim deste semestre:
O presidente do Simmmers, André Armin Odebrecht, que também é o vice-presidente regional da Fiesc para o Alto Vale do Itajaí, comentou que as cinco décadas de fundação do sindicato da indústria metal mecânica caminha junto com a história de instalação do Senai em Rio do Sul: