O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) continua atuando na manhã desta quinta-feira (12) no combate ao incêndio na vegetação da Servidão Luís Pinheiro de Lima, no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis, que ocorre desde o final da tarde de quarta-feira (11). Segundo o CBMSC, as equipes passaram a madrugada no local, monitorando e controlando os focos de reignição.
Guarnições da região central da Capital e o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) dos bombeiros foram acionados por volta das 18h de quarta-feira para combater as chamas. A maior dificuldade, segundo as equipes, foi o acesso ao local, que fica em uma costa.
“Chuva preta”: fenômeno que atinge RS deve chegar em SC ainda nesta semana
O fogo, segundo os bombeiros, foi controlado por volta das 21h40min de quarta-feira. Contudo, a equipe da NSC TV flagrou chamas no local por volta das 7h desta quinta. Não se sabe ainda a origem do fogo.
Combate ao incêndio
O primeiro grande foco foi combatido pelas guarnições, que conseguiram entrar no terreno pela Rua Leonor de Barros. O deslocamento, no entanto, foi feito a pé, usando batedores e bombas costais no combate às chamas.
Um drone também foi utilizado pela equipe, que foi essencial para identificação de outros focos. Por volta das 20h30min, o primeiro grande foco havia sido controlado, mas um segundo, ainda maior, estava sendo combatido pelas equipes. Por volta das 20h40min, as equipes atuavam no último foco de incêndio, um pouco menor. Por volta das 21h40min, o fogo foi controlado.
Devido às proporções do fogo, quem passava mesmo que longe, como na Via Expressa Sul (SC-401), conseguia ver a fumaça. A área incendiada fica na encosta de um morro.
Foto e fonte: Corpo de Bombeiros e NSC