Uma força-tarefa, em parceria com os governos estadual e federal, será criada para agilizar a reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas em Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante reunião com prefeitos em Blumenau na manhã deste sábado (21).
O encontro foi organizado por três associações de municípios (Amve, Amfri e Amavi) com o objetivo de discutir medidas emergenciais para os municípios que sofreram danos em decorrência das chuvas intensas. Conforme o último balanço da Defesa Civil, 153 municípios decretaram situação de emergência e quatro decretaram calamidade pública: Rio do Sul, Taió, Rio do Oeste e Laurentino. Os prejuízos giram em torno de R$ 1.195.727.260,11.
— A prioridade do Planalto é a resposta federal às tragédias em função das chuvas em Santa Catarina. Estamos aqui em parceria com o Governo do Estado e com os municípios nesse momento difícil. Vamos fazer uma força-tarefa para agilizar a reconstrução das cidades e garantir os recursos federais para o Estado. Foi um dia para ouvirmos todas as demandas e poder articular essa ajuda com os ministérios e com o Congresso Nacional — diz o ministro.
O governador Jorginho Mello (PL) também participou do encontro e destacou que a situação ainda é delicada. Isto porque, apesar da trégua da chuva, muitas cidades seguem embaixo d’água.
— Ontem (sexta-feira) estive em Três Barras e percorri alguns bairros e um abrigo da cidade onde estão 400 pessoas. Ainda temos muito o que fazer, mas destaco aqui a ação efetiva das nossas forças de segurança quanto ao alerta das chuvas e a pronta resposta. O governo do Estado alertou os moradores evitando que a situação se agravasse e durante as chuvas agiu rapidamente […]. Queremos deixar tudo claro para que os gestores possam realizar os planos de ação de forma correta e assim receberem os recursos rapidamente. Somos um povo que não se entrega e tenho certeza que, em breve, vamos ter nossas cidades restabelecidas — enfatiza.
Segundo o governo estadual, a Assistência Social irá promover na segunda-feira (23) uma capacitação para orientar os municípios como buscar recursos federais que possam auxiliar na reconstrução após os períodos de chuva.
Também participaram do encontro deste sábado o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Armando Schroeder; o comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza; a secretária de Estado da Saúde; Carmen Zanotto; e a secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders; prefeitos e coordenadores das Defesas Civis das 53 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).
Foto/crédito: Roberto Zacarias/Secom SC