O governador Jorginho Mello esteve na tarde desta sexta-feira (03) no Parque do Faról em Rio do Sul acompanhado de várias autoridades, o prefeito de Rio do Sul Manoel Arisoli Pereira, o vice Garibaldi Antonio Ayroso, presidente da Câmara Ruan Cipiriani, vereadores forças de segurança e população,
Ele visitou os locais onde está sendo realizada a obra de limpeza do rio Itajaí-açú e logo após recebeu a imprensa para esclarecer algumas dúvidas.
Segundo o governador, é uma obra que não vai parar, esse primeiro contrato encerraria em novembro e foi prorrogado para 10 de janeiro, o contrato será novamente prorrogado novamente, com a aplicação de dois trechos, um em Rio do Oeste e outro em Rio do Sul.
E uma obra de limpeza, de recuperação da mata ciliar, de encostas e que a população a muito tempo estava aguardando, pois em época de cheias, perdem patrimônio, perdem vidas, esperança e uma série de outros incômodos.
O governador quer trabalhar 80 por cento do tempo e do dinheiro na proteção.
A natureza tem ciclos e quando a gente tranca o rio, ele vai pra dentro da casa, da empresa e por isso precisamos estar atentos.
O governo trabalha sempre no mesmo ritmo que ele acredita que tem que fazer, está muito feliz em poder cumprir o que prometeu no seu plano de governo em todas as áreas em Santa Catarina.
A última ação que faltava cumprir é o Safra Garantida e foi cumprido em Xanxerê, dando ao agricultor, a garantia de não perder nada, com chuva, vento, granizo, o governo vai pagar o seguro da sua lavoura.
Jorginho Mello também falou das obras na Barragem de Ituporanga, nas comportas a sujeira cimentou e não passava mais nada, chegaram a entortar de tanto galho, tanto detrito.
As obras que estão sendo feitas são pra recuperar, restaurar e limpar todos esses rios.
A intenção é retirar uma ilha no meio do rio quando for retirada passa de 2000 caminhões, uma barreira que está represando e faz com que em época de muita chuva o rio saia da calha e vá para dentro da cidade e o trabalho de limpeza vai continuar.
O trabalho que está feito no Itajaí-açú também será expandido para a cidade de Tubarão.
Em Laguna os pescadores precisam levar o barco nas costas até onde tem água, pois os canais estão todos assoreados e também tem que dragar e o governo vai fazer isso.
Segundo o governador, será feito um trabalho como um todo, limpeza, desassoreamento, remoção e recomposição.
Nos locais onde já havia sido feita a limpeza, algumas árvores caíram no rio, será feito um pente fino nesses locais para a retirada desse material, na sequência a hidrossemeadura e aplicação da biomanta, para proteger as margens e evitar que desmoronem.
O trabalho de limpeza também vai ser feito em outras cidades, além de Rio do Sul e Rio do Oeste, vai ser feito em Taió, Timbó entre outras.
Perguntado se iriam entrar no governo os novos secretários indicados pelo partido, ele disse que já estão no governo, na Secretaria de Infraestrutura e tem mais espaço se desejarem ir para o governo, que o partido está resolvendo questões internas e até a metade do mês de janeiro serão feitas algumas alterações, faltando apenas alguns ajustes.
Perguntado se o Tenente Coronel Fabiano de Souza continua à frente da Secretaria de Proteção e Defesa Civil Estadual o governador disse que ele irá continuar no governo e não vai abrir mão dele nunca.