Os chineses poderão andar de táxi-drones pelas cidades em breve. Conforme noticiado pelo portal The Verge, a administração de Aviação Civil da China concedeu uma certificação para que comecem os testes com passageiros, no último dia 13 de outubro.
No caso, os testes poderão ser feitos com a tecnologia desenvolvida pela companhia EHang Holdings. O veículo, por sua vez, se chama EH216-S e de acordo com a decisão das autoridades do país, ele “cumpre totalmente os padrões de segurança e os requisitos de aeronavegabilidade”.
Ao longo do processo de validação, componentes, equipamentos e toda a aeronave foram avaliados. O objetivo era encontrar falhar, interferências e defeitos pré-fabricados ao longo dos experimentos de laboratório e testes de voos, que teve um total de 40 mil realizações.
O táxi-drone, por sua vez, se parece com os modelos menores e pode ser controlado de maneira remota. Sua alimentação é por bateria e ele é capaz de transportar duas pessoas, no máximo. A aeronave pode voar por 25 minutos em uma velocidade de 100 km/h. O valor das viagens ainda não foi revelado.
Com a certificação obtida, a EHang está autorizada a levar passageiros em passeios aéreos oferecidos por meio de parcerias locais, localizadas na província de Xinjiang e Shenzen. A previsão é de que as primeiras viagens de teste tenham comecem nas próximas semanas.
Sobre os drones menores: veja o nosso guia para entender qual o melhor modelo para comprar e os detalhes do drone Air 3 apresentado pela DJI recentemente.