Missão à Ásia reforça o rigor de SC com as práticas pela sanidade animal, em meio a preocupações do mercado com a gripe aviária
Entre os dias 13 e 25 de junho, o Governo de Santa Catarina realiza uma missão oficial à Ásia, com compromissos no Japão (Tóquio e Aomori) e na China (Pequim e Harbin). A comitiva será liderada pelo governador Jorginho Mello e contará com representantes da indústria, agronegócio, comércio, tecnologia e turismo.
Antes da viagem, no dia 4 de junho, o governador vai a Brasília para reuniões nas embaixadas da China, União Europeia, México, Japão e Coreia. O principal tema será a atuação de Santa Catarina na prevenção da gripe aviária e a defesa da sanidade animal. Na Embaixada do Japão, ele também fará um agradecimento pela decisão do país de manter as importações de frango catarinense.
“Temos um sistema de defesa agropecuária de excelência, com equipes em campo e barreiras reforçadas. Essa missão será importante para mostrar ao mundo nosso compromisso com a sanidade e buscar novos mercados”, afirmou o governador.
Eventos e parcerias estratégicas
Durante a viagem, estão previstas reuniões com autoridades, visitas a empresas e eventos institucionais como o SC Day, que acontecerá em Tóquio e Pequim. A ideia é apresentar Santa Catarina como um Estado seguro e atrativo para investimentos.
O secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, acompanhará o governador na missão. Segundo ele, o foco será fortalecer parcerias com o Japão e abrir novos canais de diálogo com a China. “Queremos mostrar o diferencial de Santa Catarina em sanidade animal e garantir mais segurança para nossos produtos no mercado internacional”, explicou.

A agenda oficial está sendo organizada pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo do Estado.
Fonte: SECOM