O Governo de Santa Catarina publicou, na edição de sexta-feira (25), do Diário Oficial do Estado, os avisos de licitação para importantes obras e serviços relacionados à infraestrutura das barragens de contenção de cheias no Vale do Itajaí. O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (Codensul) repercutiu a informação aos membros da instituição no fim de semana.
Uma das licitações refere-se à construção de uma barragem no Rio Itajaí Mirim, localizada no município de Botuverá. A contratação de empresa especializada para a execução de projetos e obras está prevista para ocorrer em uma disputa que terá início no dia 17 de dezembro. A intenção do Governo catarinense é buscar o menor preço para a execução da obra.
Outra licitação publicada abrange a construção de uma barragem no Rio Taió, em Mirim Doce. Assim como em Botuverá, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil será responsável pela contratação, com a disputa pelo menor preço também agendada para 17 de dezembro.
Além dessas obras, foi divulgada uma licitação para a prestação de serviços de manutenção eletromecânica preditiva, preventiva e corretiva das barragens Sul, em Ituporanga, e Oeste, em Taió. A abertura da sessão para essa licitação está marcada para o dia 19 de novembro.
Conforme o Executivo estadual, essas iniciativas visam fortalecer a segurança e a eficiência das barragens que compõe o sistema de mitigação de enchentes na região.