Casas de uma rua de São Bento do Sul, no Planalto Norte do Estado, quase foram “engolidas” por uma cratera gigante na madrugada desta sexta-feira (12). O caso aconteceu na rua Romualdo Quint, no bairro Rio Negro, por volta das 4h.
De acordo com a prefeitura da cidade, um trecho de cerca de 40 metros foi atingido pelo desmoronamento de terra. A rua atingida passa por obras de pavimentação e, por conta do volume de chuvas dos últimos dias, a estrutura cedeu.
Análises realizadas por engenheiros da prefeitura, Secretaria de Obras e Defesa Civil apontam que, provavelmente, o desmoronamento foi causado por um rompimento da rede de drenagem pluvial. A hipótese, porém, só poderia ser confirmada após conclusão da perícia.
As equipes do município trabalham para conter a cratera e evitar que ela se abra ainda mais, já que há previsão de mais chuvas ao longo do final de semana. Até o momento, nenhuma residência foi atingida ou interditada.
Segundo o município, equipes da Celesc, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil regional e o Gabinete do Executivo atuam para prestar auxílio aos moradores e, em caso de agravamento da situação, as famílias receberão o apoio necessário para a preservação de vidas.
Um decreto de situação de emergência para as ruas próximas ao local do desmoronamento pode ser emitido a qualquer momento para que a prefeitura possa usar os recursos disponíveis no atendimento ao incidente e, caso necessário, pleitear verbas junto ao governo do Estado.
fonte: Prefeitura de São Bento do Sul