A situação mais crítica foi registrada em Rio do Campo, onde é tradicional o plantio antecipado de fumo
A madrugada de sábado (7), foi marcada por uma forte incidência de granizo na região do Vale Norte, afetando principalmente produtores de fumo. Até o meio-dia, a Afubra já havia contabilizado cerca de 100 produtores atingidos. Embora o número ainda seja considerado pequeno, a situação preocupa por coincidir com o período de plantio — especialmente do chamado “fumo de inverno”.
De acordo com o inspetor de campo, Jonas Darolt, muitos associados têm questionado sobre a possibilidade de fazer seguro para o fumo plantado de forma antecipada. “A Afubra está aceitando a inscrição dessas lavouras no sistema mutualista, com carência de sete dias. Eles podem nos procurar através dos seus orientadores ou pelo WhatsApp da Afubra, no número (47) 3525-8754”, ressaltou.

Municípios afetados com o granizo
Os municípios mais afetados foram José Boiteux, Vitor Meireles, Witmarsum, Rio do Campo e Santa Terezinha, sendo que a situação mais crítica foi registrada em Rio do Campo, onde é tradicional o plantio antecipado de fumo.
Segundo vídeos e fotos enviados pelos próprios produtores, algumas lavouras sofreram perda total. Equipes da Afubra já estão em campo para avaliar os prejuízos. Por enquanto, os danos são considerados limitados em função do estágio inicial das plantações, mas o impacto nas propriedades atingidas é significativo.
Texto: Jéssica Sens / Rádio Mirador
Fonte: Afubra