Sete investigados pela Polícia Civil de Santa Catarina no ano de 2023, foram condenados pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Ituporanga por envolvimento em atividades relacionadas ao tráfico de drogas e associação para o tráfico. As penas somadas ultrapassam 63 anos de prisão.
As investigações revelaram a presença de uma organização criminosa atuante em Ituporanga, envolvida não só com tráfico e associação para o tráfico, mas também com outros delitos, como homicídios, ameaças e porte ilegal de arma de fogo.
O destaque é que uma das condenações foi direcionada a uma traficante que exercia influência sobre grande parte dos membros da organização criminosa. Ela recebeu uma sentença de 14 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado. Além disso, ela é alvo de investigações relacionadas a homicídio e organização criminosa.
Os outros condenados receberam penas que variam entre 5 e 12 anos de prisão, e também enfrentam processos por organização criminosa.
Um dos indivíduos presos durante a operação policial realizada em setembro de 2023 foi encontrado morto em janeiro de 2024, em Ituporanga.