Uma mulher haitiana de 28 anos foi encontrada morta dentro de casa em Joinville, no Norte de Santa Catarina, na última sexta-feira (16). A vítima foi identificada como San El Tamar Sylvain. A morte foi descoberta de forma comovente: sua filha, de apenas 3 anos, saiu sozinha de casa e pediu ajuda em um posto de combustíveis próximo, no bairro Itaum.
De acordo com informações da Polícia Civil, a menina abordou uma funcionária do local e disse que a “mamãe estava dodói”. Sensibilizada com a situação, a funcionária acompanhou a criança até a residência e encontrou o corpo da mulher deitado na cama. A polícia foi acionada em seguida.
O relatório preliminar da Polícia Científica, divulgado nesta segunda-feira (19), não constatou sinais de violência ou lesões traumáticas no corpo da vítima. Inicialmente, a hipótese investigada era a de feminicídio, mas, com base nos primeiros exames, a principal linha de investigação agora é morte por causas naturais.
Em razão do estado avançado de decomposição do corpo, não foi possível realizar uma análise completa dos órgãos internos. No entanto, amostras foram coletadas para exames toxicológicos e de identificação genética. A causa definitiva da morte será determinada após a conclusão desses exames complementares.
A criança foi acolhida e está sob os cuidados do Conselho Tutelar.
O caso causou comoção pela forma como foi descoberto e também reacendeu discussões sobre as vulnerabilidades enfrentadas por imigrantes, especialmente mulheres, no Brasil.
Fonte: Sofia Mayer / G1 SC