Um homem de 30 anos foi preso neste domingo (29) pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) após ser acusado de planejar um atentado em Brasília. As investigações começaram no sábado (28), após denúncias anônimas indicarem que o suspeito estava a caminho da capital com a intenção de cometer o ataque. A ação foi conduzida pela Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento, criada após uma tentativa de ataque ao STF (Supremo Tribunal Federal) em novembro.
Após o monitoramento do suspeito, a polícia conseguiu um mandado de prisão temporária e interceptou o caminhão em que ele viajava. O homem foi preso e está à disposição da Justiça.
O caso remonta a episódios anteriores de violência na capital. Em novembro, Francisco Wanderley Luiz explodiu um carro com fogos de artifício próximo à Câmara dos Deputados, lançou explosivos no STF e acabou morrendo ao se detonar em frente ao prédio. Posteriormente, sua ex-esposa, Daiane Dias, morreu em um incêndio na casa que pertencia a ele.
No sábado (28), uma nova ameaça de bomba mobilizou a Polícia Militar do Distrito Federal. O suspeito teria passado pelo Quartel de Comando Geral afirmando estar com explosivos e ameaçando detoná-los. A operação policial localizou e abordou o veículo suspeito próximo ao Torre Palace, mas nenhum explosivo foi encontrado no interior do automóvel.
Fonte: R7