Ao celebrar os 30 anos do hospital e da Fusavi, os gestores destacaram os avanços recentes, especialmente na área de alta complexidade
O Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, vem investindo fortemente na capacitação e qualificação de suas equipes, além de melhorias contínuas no atendimento à população. Para falar sobre a atual gestão, os investimentos em pessoas e os avanços em andamento na instituição, o Jornal do Alto Vale recebeu nesta terça-feira (15), o diretor geral do hospital, Roberto Ferrari, e o vice-presidente da Fusavi, Juliano Muller.
Ao celebrar os 30 anos do hospital e da Fusavi, os gestores destacaram os avanços recentes, especialmente na área de alta complexidade. Segundo Ferrari, o hospital superou períodos críticos e hoje atua com equilíbrio financeiro e foco na excelência do atendimento. A instituição passou por reformas importantes, como a modernização das UTIs, ampliação da neonatal, reforma do quinto andar SUS, instalação de ar-condicionado e renovação dos banheiros e camas.
Dois grandes projetos estão em andamento: a reforma do centro cirúrgico, que permitirá cirurgias robóticas, e a implantação da radioterapia no setor de oncologia. “Saímos de uma fase difícil e conseguimos equilibrar as finanças,”, destacou o diretor geral.
Juliano Muller enfatizou o papel da comunidade na manutenção do hospital. A Fusavi é formada por 26 entidades representativas do Alto Vale, cujos membros atuam voluntariamente na gestão estratégica da saúde regional. “Temos um modelo de gestão mais profissional, com foco no planejamento a longo prazo, mas sem esquecer que o hospital nasceu da comunidade e continua pertencendo a ela”, afirmou.
Humanização do atendimento
Um dos pilares da atual gestão é a humanização do atendimento. Ferrari explicou que o hospital adotou uma nova cultura institucional baseada na empatia, no cuidado integral e na valorização dos profissionais. “A saúde não trata mais apenas a doença, mas o ser humano como um todo. Isso exige um olhar mais sensível e capacitação constante”, disse.
Com olhar para o futuro, a gestão do Hospital Regional Alto Vale aposta em pessoas, tecnologia, estrutura e planejamento para garantir um atendimento cada vez mais qualificado e humano à população do Alto Vale.
Ouça a entrevista na íntegra: