Evento gratuito com inscrições no site, oferece dois trajetos de 6 km e 11 km para todas as idades
O Wandertag já é um evento tradicional em Ibirama, e chega à sua 23ª edição neste ano. Com ponto de partida no Salão dos Atiradores Rafael Alto, o evento é ideal para iniciantes e caminhantes experientes, oferecendo trajetos de 6 km e 11 km. Além da caminhada rural, a iniciativa une esporte, cultura e o contato com a natureza, conforme detalha o diretor de turismo, Norberto Weinrich, o “Neco”.
“Para garantir conforto e segurança, uma ambulância e uma van de apoio acompanham o trajeto. Os participantes ainda contarão com uma Tobata, um mini trator que transporta itens de apoio, como água e bebidas, incluindo chopp para refrescar o percurso. Ao longo do caminho, estão previstos dois pontos com água e banheiros, facilitando pausas estratégicas e reabastecimento. A ideia é oferecer uma experiência cultural e gastronômica única, permitindo que os visitantes explorem as belezas locais, casas antigas em estilo enxaimel, riachos, trilhas cheias de sons da natureza e aproveitem iguarias caseiras preparadas pelas comunidades, como cucas, sanduíches e o tradicional café colonial”, destacou.
Além de promover o esporte e o contato com a natureza, o evento também busca angariar fundos para a manutenção do salão da comunidade.
“Toda a renda do café da manhã, bebidas e almoço será revertida para melhorias. O evento conta com uma série de atrações, incluindo um pequeno museu, produtos coloniais à venda e uma tarde dançante gratuita ao som da banda Pai e Filho. A programação do dia começa às 7h30 com recepção e café da manhã (R$ 25 por pessoa), seguido da saída para a caminhada às 8h30. Ao final da trilha, o almoço será servido a partir das 11h30, com um cardápio de costelada e acompanhamentos (R$ 45 por pessoa)”, complementou.
Vagas limitadas
As vagas são limitadas, por isso é recomendada a inscrição prévia no site ibirama.caminhadas.info ou no WhatsApp (47) 99683-1918. A inscrição também pode ser feita no local, mas o cadastro online é importante para reserva do café e almoço.
Ouça a reportagem: