Os participantes aprenderam sobre legislação, riscos sanitários dos javalis e uso de armadilhas
A primeira edição da capacitação sobre o manejo e controle de javalis com armadilhas tipo curral aconteceu no sábado (19), em Capão Alto, na Serra Catarinense. O treinamento faz parte do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas do Planalto Sul (PAT Planalto Sul), com mais quatro edições previstas para este ano em outros municípios da região.
Durante o evento, os proprietários rurais, equipes de unidades de conservação, comunidades tradicionais e controladores interessados no manejo da espécie aprenderam sobre legislação, riscos sanitários dos javalis, uso de armadilhas e segurança no manuseio de armas de fogo. Eles também acompanharam a construção e operação de uma armadilha tipo curral, adquirida por meio do Programa Pró-espécies do Ministério do Meio Ambiente.
Os javalis, espécie exótica invasora, causam danos ao meio ambiente, à agricultura e à saúde pública, podendo transmitir doenças. O treinamento está previsto no Plano de Manejo e Controle do Javali de Santa Catarina, instituído pela Portaria IMA 197/2023, que visa mitigar os efeitos causados pela espécie.
Fonte: Ascom/IMA