O prazo para declarar o IR segue até 30 de maio
A temporada de declaração do Imposto de Renda já começou, e muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre quem deve declarar, quais são as novidades deste ano e como evitar erros que podem levar à malha fina. Para esclarecer essas questões, o Jornal do Alto Vale recebeu na manhã desta quinta-feira (27), a Pamela Kohls Schaefer de Araújo, que é presidente do Sindicont Alto Vale do Itajaí e a Karoline Poffo, diretora de Projetos Sociais da Fecontesc (Federação dos Contabilistas com 23 Sindiconts), que explicam sobre o passo a passo da declaração, além de dicas importantes para não cair em armadilhas.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda iniciou em 17 de março e segue até 30 de maio. Neste ano, algumas mudanças foram divulgadas pela Receita Federal, e é essencial entender quem está obrigado a declarar, como funciona a entrega e quais as penalidades para aqueles que perderem o prazo. De acordo com as normas vigentes, deve declarar o Imposto de Renda quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888,00 no ano-calendário.
Para evitar problemas, é fundamental contar com um contador qualificado. Profissionais vinculados ao Sindicato dos Contadores estão aptos a orientar sobre a melhor forma de declarar, garantindo conformidade com a legislação e evitando dores de cabeça futuras. O prazo final de entrega é 30 de maio. A não apresentação dentro desse período pode gerar multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. Dessa forma, é essencial estar atento às regras e garantir que a declaração seja feita corretamente dentro do prazo estipulado.
Ouça a entrevista na íntegra:
Texto: Jéssica Sens / Rádio Mirador