Na atual safra, cerca de 3.570 produtores já relataram danos causados por granizo nos três estados do Sul do Brasil
O sistema mutualista da Afubra é uma modalidade de seguro mútuo em que todos os participantes contribuem para proteger as lavouras de tabaco. O conceito é simples: “um por todos e todos por um”. Cada produtor que se inscreve no sistema ajuda a cobrir os danos dos demais, criando uma rede de apoio.Para participar, o produtor de tabaco pode inscrever sua lavoura de duas formas: diretamente nas lojas da Afubra ou com a ajuda de um orientador da associação. O cadastro também pode ser feito pelo WhatsApp, através do número (55) 3525-8754, conforme explica o inspetor de campo, Jonas Darolt.
“O sistema mutualista da Afubra oferece cobertura para danos causados por intempéries, como granizo, além de cobrir reconstruções de estufas danificadas por vendavais ou incêndios. Importante lembrar que, para a cobertura em caso de danos à estufa, é necessário que ela contenha fumo no momento do incidente”, explicou.
Prazo final para a inscrição
O prazo final para inscrição ou atualização do seguro da lavoura termina nesta quinta-feira, 31, conforme ressalta o inspetor de campo da Afubra.
“Caso o produtor tenha aumentado sua plantação e deseje atualizar o valor de cobertura, a inclusão deve ser feita até essa data. Após a inscrição, é importante observar que há uma carência de sete dias antes que o seguro passe a valer, garantindo proteção após esse período”, destacou.
Danos causados por granizo no Sul do Brasil
Na atual safra, cerca de 3.570 produtores já relataram danos causados por granizo nos três estados do Sul do Brasil.
Ouça a reportagem: