Um alerta divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que criminosos estão se passando por servidores do Instituto.
Os golpistas estão se oferecendo para fazer prova de vida na casa de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios.
Os crimimosos apresentam crachás falsos do INSS com nome, foto e com a suposta área de atuação, que seria “prova de vida presencial”. Eles pedem dados e fotos dos beneficiários, o que é irregular.
Segundo o INSS, as pesquisas presenciais são feitas somente em casos onde é necessária a comprovação de vínculo, endereço e irregularidades
O INSS ressalta que os servidores não pedem cópia de documentos e nem fotografias.
“O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto”, esclareceu o INSS.
Apesar do alerta, o INSS não sabe quantas pessoas foram vítimas dos golpistas.
O Instituto informa que, na dúvida, o beneficiário deve ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa que entrou em contato é realmente do INSS.
O instituto informou que, assim que recebeu a denúncia, encaminhou as imagens à Procuradoria Federal Especializada e à Polícia Federal para apurar como tiveram acesso aos dados dos beneficiários.
Desde 2023, cabe ao INSS fazer a comprovação de vida dos beneficiários através do cruzamento de informações. Ou seja, a autarquia comprova se a pessoa está viva através de informações de outros órgãos.
A prova de vida é uma checagem periódica para comprovar que a pessoa está viva e pode continuar recebendo o benefício do INSS a que tem direito.
Desde que o governo começou a fazer a comprovação de vida por cruzamento de dados, 19 milhões de beneficiários realizaram prova de vida.