Os novos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão o 13º salário em parcela única neste mês. Os valores serão depositados entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, conforme o número de inscrição de cada segurado.
Os demais beneficiários da Previdência Social já receberam o abono antecipadamente, nos meses de abril e maio, como tem ocorrido desde 2020. O 13º salário é destinado a aposentados, pensionistas e pessoas que receberam, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nesses casos, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.
Segurados que recebem salário-maternidade também têm direito ao 13º proporcional, mas o pagamento é realizado com a última parcela do benefício e, portanto, não coincide com o período de depósito dos demais. Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência, não têm direito ao 13º salário. Para aqueles que estão sujeitos ao Imposto de Renda, o valor do 13º vem com o desconto do tributo.
Como fazer a consulta
O pagamento será realizado de acordo com o número final do cartão de benefício, que pode ser consultado no site ou aplicativo Meu INSS, pelo serviço “extrato de pagamento”, ou pela central telefônica 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Os segurados com benefícios de até um salário mínimo, cujo número do cartão termina em 1 a 5, receberão nos últimos dias úteis de novembro. Aqueles com finais de 6 a 0 e os que recebem valores acima do salário mínimo terão seus pagamentos nos primeiros dias úteis de dezembro.
Fonte: R7